Reflexos e Reflexões

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lavoisier

Com certeza você já ouviu alguém falar “o amor acabou”. Seja um amigo, um namorado, um ficante, ou você mesmo. Desculpa, mas pra mim, dizer isso só significa que você é um grande mentiroso. Ou que não pensa direito antes de falar. Ou que só está tentando imitar alguém. Ou você disse porque não tinha uma desculpa melhor mesmo pra meter o pé na bunda de alguém. Você não passa de um babaca. Um babaca porque primeiro: pra meter o pé na bunda de alguém, você precisa de um motivo. Segundo: pra fazer isso, você também não pode se deixar influenciar. E terceiro: pra terminar um relacionamento, você precisa ter pensado muito bem sobre o assunto.
Mas caso você seja uma dessas pessoas que começam um namoro por uma pessoa que nem te interessa muito, mas serve pra suprir suas necessidades sexuais, por favor, se exclua.
Continuando, ou você é um mentiroso, ou um babaca. Sabe por que? Pelos simples fato de que amor que é amor, não acaba. Balela, eu sei, mas é verdade.
Mas tudo bem, sem desespero, porque essa história de “felizes para sempre” também não passa de conversa pra boi dormir. Ninguém é “feliz para sempre”. Primeiro porque ninguém vive para sempre, e depois porque todo mundo tem dias ruins. Todo mundo tem dias ruins porque eles são necessários e ponto. Alguém que te diz que é “feliz pra sempre” com o namorado, só quer te provocar uma baita de uma inveja, não acredite.
Mas voltemos à morte do amor.
Amor que é amor, não morre, não se perde e não se acaba. Sentimentos de verdade não têm esse poder. Não estou falando que você tem que ficar pra sempre com aquele garoto que você achava fofíssimo, e que depois de um ano virou um porre. No começo do fim, você pensa “como eu gostei disso? Que mala!” mas depois você percebe que ainda tem um carinho imenso pela pessoa. Porque afinal, se algum dia você namorou, ou foi amiga de alguém que hoje você não suporta, é porque algum dia vocês se gostaram muito e foram amigos. Mesmo quando resolvemos terminar um namoro porque "não amamos mais" a pessoa, reconheçamos que o fato de nos importarmos o suficiente pra terminar, significa que de algum modo nós ainda gostamos dela. Porque afinal, sentimento de verdade se TRANSFORMA.
Amizade muitas vezes vira amor, e mesmo quando rola alguma coisa a mais, não quer necessariamente dizer que a amizade acabou, não é?
Amor, muitas vezes vira amizade. Mas muitas vezes vira ódio. Mas não deixou de existir, só se alterou, só mudou de forma. Que nem água. Que nem tudo que existe. Que nem um francesinho disse uma vez; "Na Natureza nada se cria, nada se perde, TUDO se transforma.".

3 comentários:

  1. Muito bom o seu texto, menina! Reflexão profunda, que muita gente com mais idade que vc não consegue ter. Demonstra uma maturidade surpreendente, na acepção da palavra: eu fiquei surpresa não só com a qualidade do texto como com a sua capacidade de análise.
    Bj da tia,
    Iara

    ResponderExcluir
  2. SEmpre achei interessante seu modo de ver as coisas, como reflete... como tem as palavras certas para todas as horas, ee como sempre tem razão!
    Muito bacana o Texto Jujub's
    ;D

    BjãOo

    ResponderExcluir
  3. o problema é que muitas vezes, quando vc está no turbilhão, pra vc é amor. Talvez vc tenha razão, que se acabou, não era amor, ou era e virou outra coisa. Mas na minha vida, eu já achei que era amor...e acabou. Por isso repetia a frase: "o amor é eterno enquanto dura", afinal qdo vc está amando, nada nem ninguém vai te convencer que não vai ser pra sempre, e nem por que acabou, que vc não vai entrar de cabeça quando se apaixonar de novo.

    ResponderExcluir